Dicas de como organizar sozinho uma viagem

assinatura_thais

Hoje vou fugir um pouco do tema maquiagem, pois queria muito compartilhar algumas dicas de como organizar sozinho uma viagem, sem precisar sair de casa ou contratar uma agência pra fazer isso. A internet é uma ótima aliada na hora de planejar sua viagem dos sonhos, seja ela nacional ou internacional. Temos uma infinidade de possibilidades nesse universo online, mas sempre é bom ficar de olho para não cair numa cilada e estragar a viagem que tanto sonhamos. Vou dividir com vocês algumas dicas que me ajudaram em todas as viagens que planejei 😉

aeroporto_montevideo_dicas_planejar_viagem

Pesquisar e organizar uma viagem dá trabalho e por isso mesmo muitas pessoas preferem contratar uma agência especializada nisso. Mas garanto que é muito gratificante pesquisar e montar sozinho a viagem também, você terá a oportunidade de deixá-la com a sua cara, além de economizar uma boa grana, que poderá ser revertida pra própria viagem. Não é uma tarefa rápida, dá trabalho, mas com um pouco de dedicação dá pra deixar a viagem redondinha. Com o tempo, a experiência também vai ajudando a fazer tudo mais rápido.

1 – Acompanhe sites de promoções de passagens e hotéis

melhores_destinos_dicas_planejar_viagem

Essa é a primeira e mais importante dica. Se você quer mesmo planejar sozinho sua viagem e deseja economizar, acompanhar sites como o Melhores Destinos e o Passagens Imperdíveis é fundamental. Dar uma olhada diariamente ou até acompanhá-los nas redes sociais são boas dicas para quem quer aproveitar uma boa promoção de passagem. Eles publicam posts diariamente com promoções de passagens aéreas, e o Melhores Destinos também avisa promoção de hotéis de vez em quando.

2 – Pesquise por opiniões de quem já foi pra os lugares que você deseja ir

É sempre bom  ouvir ou ler o que os outros têm a dizer sobre hotéis, restaurantes ou até atrações turísticas. Ouvir a experiência de outras pessoas nos ajuda e muito na hora de montar o nosso roteiro de viagem. Você pode encontrar lugares que não pode deixar de visitar, outros que nem valem a pena visitar e até lojas e restaurantes que precisam ser incluídos no roteiro. São dicas valiosas que não podemos deixar de prestar atenção.

tripadvisor_dicas_planejar_viagem

Além de blogs pessoais, que muitas pessoas compartilham suas experiências em viagens, você também pode recorrer ao Tripadvisor, que é um site que reúne a avaliação de restaurantes, hotéis, atrações turísticas e muito mais. Ver a avaliação de outras pessoas sobre hotéis, por exemplo, vai te ajudar a reservar um hotel bom e num preço que caiba no seu orçamento. O site também tem um rank dos melhores do ano, o que pode ajudar a escolher os melhores lugares a visitar na viagem.

3 – Conheça roteiros de agências de viagem

Pesquisar na internet roteiros prontos de agências de viagem é outro item que irá ajudar na hora de planejar a sua viagem. Ver quais as atrações que eles sugerem e quanto tempo eles dedicam a determinadas atrações são pontos importantes, principalmente pra quem não tem experiência nisso ou não conhece o lugar para onde deseja viajar.

cvc_agencia_viagens_dicas_planejar_viagem

Vale pesquisar em sites de agências como CVC ou outras que vocês conheçam. Ver os preços que eles oferecem nos pacotes também é um bom guia para saber quanto custa a viagem que você deseja fazer. Possa ser que você até encontre preços melhores do que se você fizesse tudo sozinho, pode acontecer sim.

4 – Comprando tudo pela internet

Temos muito sites que oferecem desde passagens áreas até hotéis e passeios turísticos. Na maioria das vezes, você paga tudo pelo site e ele manda pra o seu e-mail o voucher do que você comprou. No caso de hotéis, algumas vezes você nem precisa pagar na hora, apenas reservar o hotel que você deseja, imprimir o documento da reserva e pagar lá no hotel mesmo. Já comprei das duas formas e deu tudo certo.

decolar_dicas_planejar_viagem

Todas as vezes que comprei pelo Decolar, por exemplo, nunca tive problemas, mas existem muitos sites que oferecem esse serviço, como o Submarino Viagens. De qualquer forma, é sempre bom pesquisar na internet também a reputação do site que você pretende comprar. Ouvir o que os outros têm a dizer, mais uma vez, ajuda a não entrar em uma cilada e estragar a viagem que você tanto deseja.

É importante lembrar que esses sites cobram pelos serviços que oferecem. Por isso, sempre vale a pena ver quanto fica o valor final da passagem ou do hotel e depois ir no site da própria empresa para pesquisar lá também. Por exemplo, uma passagem que é 500 reais, na hora de fechar a comprar pode ficar 800 ou 900 reais, porque, além da taxa de embarque, o site irá incluir a taxa de serviço dele (afinal, ninguém trabalha de graça). Aí você pode ir no site da companhia aérea e pesquisar lá quanto ficaria o preço final. Muitas vezes fica até mais barato.

Ah, uma dica importante, sempre que pesquisar nesses sites, abra em uma janela incognita do seu browser e faça a pesquisa lá. Isso ajuda para que o site não reconheça o seu perfil, saiba quem é você e mude os preços. Sim, isso acontece!

5 – Planeje quanto você irá gastar na viagem

taxi_dicas_planejar_viagem

Além de passagens e hotéis, também gastamos nas viagens com passeios, táxis, restaurantes e produtos. Mais uma vez podemos pesquisar na internet e ter uma ideia de quanto vamos gastar na viagem. Muitas pessoas costumam compartilhar quanto gastaram com itens como táxis e passeios. Também é possível visitar o site da atração ou do restaurante que você deseja visitar e ver quanto eles cobram geralmente. Isso ajuda até a eliminar alguns lugares que não vale a pena o custo x benefício.

6 – Meios de transporte no local que você irá visitar

Decidir como se locomover na cidade que iremos visitar também é um ponto crucial na hora de planejar a viagem, pois isso pode mudar muita coisa no lado financeiro e também nos lugares a serem visitados. Pesquise se a cidade oferece transporte público e se é seguro e fácil andar por ele. Seja de ônibus ou metrô, eles podem ajudar a se locomover mais facilmente na cidade.

Os táxis também são uma opção, mas pesquise sobre isso também, pois em Buenos Aires andamos pouquíssimo de táxi depois de ouvir péssimos relatos de quem assim o fez. Lá o táxi é barato, ma eles têm péssima fama de roubar os turistas, como passando o troco errado ou andando mais do que o necessário só pra cobrar mais. Fique ligado nisso!

onibus_hip_on_hup_off_dicas_planejar_viagem

Uma ótima forma de conhecer a cidade e os pontos turísticos são os ônibus hop on – hop off. São aqueles ônibus vermelhos de dois andares que rodam na cidade toda e param em alguns pontos estratégicos. Nunca vi aqui no Brasil, mas em muitas cidades dos Estados Unidos e da Europa eles são bem comuns. Já fizemos uso desse serviço em diversas cidades e sempre foram ótimas escolhas. Na internet também dá pra pesquisar isso facilmente, basta colocar o nome dele e o nome da cidade que você pretende visitar.

7 – Últimas dicas

Também temos outros posts com dicas de viagem:

Dicas para comprar maquiagem nos Estados Unidos

Compras nos Estados Unidos: cupons e cartões de desconto

Onde comprar maquiagem no Uruguai – Parte I

Onde comprar maquiagem no Uruguai – Parte 2

Guia de compras em Buenos Aires, na Argentina

O que levar de maquiagem em uma viagem?

VÍDEO: dicas de compras nos Estados Unidos + coisas que ninguém conta

Ah, e preciso deixar o registro de um blog que me ajudou muito em diversas viagens. O Borboletas na Carteira, da Gflores, tem um guia de viagens muito legal, com dicas de diversos lugares que ela já visitou.

Espero que vocês tenham curtido essas dicas. E qualquer dúvida, deixem nos comentários que eu responderei 😉

Beijos e uma ótima viagem!

Se você gostou do post, compartilhe em suas redes sociais:

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Guia de viagem: nossa experiência pelo mundo (ou parte dele) | We Love Make

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


UA-36669984-1