Minha experiência no Espaço Viver Melhor da Unimed JP

assinatura_camilla
unimed joão pessoa viver melhor
Gostaria de compartilhar com as futuras mamães de João Pessoa algo muito especial. Um trabalho muito singular e importante realizado pela Unimed João Pessoa. Não, não é um post pago ou ganhei algo para compartilhar essa experiência aqui. É só algo que eu descobri por acaso e acho que vale a pena contar minha experiência, pois mais alguém pode ter interesse em descobrir o universo da gravidez e do bebê sem aquele monte de lenda urbana que nos persegue assim que contamos para o mundo que estamos grávidas.
Verdade gente. Desde que revelei para a família e amigos que estava grávida choveram de comentários engraçados do tipo: “se tiver com azia é por conta do cabelo do bebê. Se não der mamadeira a criança não vai te deixar dormir. O complemento que a maternidade dá é uma beleza, você nem vai precisar amamentar toda hora.”
A minha experiência com bebês vem da minha afilhada, Maria Clara. Este ano ela vai completar 7 anos. Eu sou completamente apaixonada por ela, tentei participar bastante da criação dela mas é aquele tipo de coisa gente, o filho não é meu. Tudo muda quando a responsabilidade é sua e eu de fato acredito que ao nascer um filho, também nasce uma mãe e um pai. Para o pai a ficha demora um pouco a cair, afinal a mãe carrega o bebê no ventre, enxerga o seu corpo mudar durante quase um ano e já vai se preparando para enfrentar essa nova realidade, mas enfim, quando o filho é teu tudo muda.
unimed joão pessoa viver melhor
(enfermeira Ariadne explicando a oficina “cuidados com o bebê”)
A Unimed João Pessoa tem um espaço chamado “Viver Melhor“. É uma casa que fica no Bairro dos Estados e oferece alguns grupos de educação em saúde para os clientes do plano que se encaixam em algumas categorias como diabetes, hipertensão, obesidade e até mesmo a gravidez, como foi meu caso. Minha mãe participa do grupo de diabetes e adora, sempre me falava bem das oficinas e palestras que participou. Vi no facebook a abertura de turmas para gestantes e logo me interessei. Os grupos regulares para gestantes são divididos em três categorias:
10689445_825993217448314_547134442408628571_n
(eu e o maridão no nosso primeiro workshop para casais grávidos)
– Grupo Jasmim: Voltado para as mulheres que estiverem no primeiro período da gestação, que compreende entre 4 e 12 semanas, ou seja, até três meses.

– Grupo Lírio: As mulheres que estiverem no período entre 16 e 24 semanas da gestação (dos três aos seis meses) podem participar do Grupo Lírio.

– Grupo Rosa: Esta é a última fase do GES Materno-Infantil, voltada para as mulheres entre 28 e 40 semanas de gestação (dos sete meses até o nascimento do bebê).

unimed joão pessoa viver melhor

(aprendendo técnicas de alongamento e relaxamento para grávidas)

Cada grupo tem encontros regulares com palestras e oficinas, e ao final do mês você participa de um workshop para o casal. É uma delícia, eu adorei tudo! Logo no primeiro dia ouvi uma frase que me marcou: “Cada mãe é a mãe que pode ser”. Eu cheguei ali cheia de incertezas e medos, mas essa frase me fez refletir que eu aprenderia com meu filho e o ensinaria também e que da nossa relação surgiria um laço muito forte. Me agarrei nessa confiança, prestei atenção em todas as aulas que tive e hoje, dois meses depois, estou me sentindo muito confiante!
unimed joão pessoa viver melhor
(todo mundo põe a “mão na massa”)
As palestras têm temas variados: sexualidade do casal, amamentação, cuidados com o bebê, exercícios para a mãe e técnicas de relaxamento para o bebê, os laços afetivos entre a mãe e o bebê, e enfim, um montão de coisa bacana que você pode compartilhar com outras futuras mamães e ainda ter um ótimo suporte da equipe que compõe o grupo maternar: Marineide (fisioterapeuta), Ariadne (enfermeira), Paula (nutricionista) e Abigail (psicóloga).
Além dos encontros em grupo, se você faz parte de um grupo regular é acompanhada especialmente pelas profissionais, numa consulta que tem uma hora de duração com cada uma delas. Um passo muito importante e esclarecedor, onde você aprende mais e mais. Quando digo mais é TUDO mesmo: desde a forma correta do bebê “pegar” o peito na amamentação até as receitas de papinhas doces e salgadas sob a supervisão da nutricionista do grupo. Maravilhoso!
unimed joão pessoa viver melhor
(maridão aprendendo a shantala para bebês)
Você pode até achar tolo ou dizer que na hora do “vamos ver” tudo muda. Eu até concordo que quando o bicho pegar tudo pode mudar, mas não existe nada mais legal do que desmistificar tanta baboseira que colocam na tua mente. Quero oferecer o melhor para o meu Pedro e espero ter me preparado da melhor forma possível para isso. O futuro a Deus pertence, mas espero “ser a mãe que posso ser”.
Outra coisa me chamou bastante atenção durante as oficinas. A Unimed mudou muito a sua filosofia em relação ao parto, etc… Não sei bem se sua filosofia, mas acredito que aos poucos tem mudado sua imagem perante a sociedade. Os bebês ao nascerem não saem de perto de suas mães, estão montando salas especiais para partos humanizados, enfim, muita coisa bacana que antes você achava que por lá não existia e muitas mamães acabavam escolhendo outras clínicas para o parto. Foi bem legal poder saber que o hospital do meu plano de saúde está preparado para me receber como eu gostaria, incluindo uma UTI para o bebê e para as mamães.
unimed joão pessoa viver melhor
(eu e meu bebê boneco que pesa e mede o mesmo que um recém nascido!)
O serviço é totalmente gratuito, basta ser cliente da Unimed João Pessoa. Neste link você pode conferir agenda e telefone para contato para mais informações ou curtir a fanpage da Unimed JP e ficar por dentro das novidades. Eu não vejo a hora de ver o rostinho do meu bebê, mas até lá, enquanto oficinas o Grupo Maternar oferecer, eu quero participar. E só tenho a agradecer a equipe de profissionais que faz um trabalho tão legal e importante. É uma prevenção, uma preparação e uma tranquilidade para as neuras das futuras mamães! 😀
Beijos e muita saúde para as futuras mamães e seus bebês!
Com carinho!
Se você gostou do post, compartilhe em suas redes sociais:

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


UA-36669984-1