Minha experiência com drenagem linfática no combate à retenção de líquido

assinatura_thais

Pra quem sofre com retenção de líquido há anos, eu demorei tempo demais pra testar os benefícios da drenagem linfática. Fosse por falta de informação ou por achar que doía, eu sempre fui adiando para começar um tratamento desse tipo. Até o dia que vi essa foto da atriz Fernanda Souza no instagram:

drenagem_linfatica_manual_joao_pessoa_05

Fiquei tão animada quando vi essa foto que isso me incentivou a pesquisar mais sobre o assunto. A certeza de que eu deveria mesmo fazer foi, quando conversando com a minha nutricionista, ela me falou que a drenagem linfática manual poderia me ajudar bastante no processo de emagrecimento. Pra finalizar, conheci Marcela Mendonça, uma fisioterapeuta super querida e mega profissional, que atende aqui em João Pessoa. Pronto, havia chegado a hora de eu testar os benefícios da drenagem. \o/

Passei por uma avaliação com a Marcela, para verificar as indicações, a frequência do tratamento e para serem descartadas as contra indicações. Isso me deixou super segura e ainda me deu a chance de tirar várias dúvidas que eu tinha. Uma das coisas que ela enfatizou foi que um resultado como esse da atriz não é todo mundo que tem, depende muito de pessoa para pessoa, mas que, no meu caso, a drenagem iria me ajudar bastante.

drenagem_linfatica_manual_joao_pessoa_

Assim, passada a avaliação, começamos as sessões. Ela me indicou fazer um “tratamento de choque”, com 3 ou 4 sessões por semana por 3 semanas seguidas para avaliarmos os resultados. Em uma semana, a balança mostrou 2,6kg a menos. Claro, isso foi aliado a uma alimentação saudável e a exercícios físicos, mas tenho certeza que a drenagem fez uma boa diferença nesse resultado. Sempre que acaba uma sessão, sinto meu corpo menos inchado, é bem legal.

Marcela sempre me lembra que a drenagem linfática não emagrece por si só! Segundo ela, a técnica consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes, levando tudo que é produzido pelo organismo, como as toxinas, o excesso de líquido (edema), proteínas e restos celulares. Funciona como uma “lixeira”. Assim, a drenagem vai ajudar a reduzir medidas por acabar com o edema e eliminar toxinas do corpo. Ela entra apenas para auxiliar e complementar o tratamento de emagrecimento.

drenagem_linfatica_manual_joao_pessoa_02_

A drenagem linfática pode ser realizada de duas formas: manual (com as mãos) ou mecânica (com auxílio de aparelhos), ambas com o mesmo objetivo: diminuir a retenção de líquidos. Mas, conforme Marcela me indicou, a drenagem manual é mais eficiente que a feita por aparelhos, pois a intensidade do toque é dosada de acordo com a necessidade e patologia, ao mesmo tempo que relaxa o paciente, pois o toque das mãos traz uma sensação agradável. E essa é a melhor parte! A massagem é ótima, relaxa mesmo. Adoro!

Sobre a questão da drenagem linfática doer, ela não é pra doer. Marcela me explicou que a massagem deve ser com leve pressão, o suficiente para mobilizar a linfa sem colabar os vasos. Quando se realiza a técnica com pressões exageradas, pode lesar os capilares, causando hematomas, ou as famosas manchas roxas. Isso não pode ocorrer em hipótese alguma! Por isso, é fundamental buscar profissionais capacitados, que realmente saibam o que estão fazendo, estudaram para isso.

Pretendo conversar com Marcela e fazer outro post para tirar as dúvidas de vocês. Então, se tem algo relacionado a isso que vocês queiram saber, deixem as perguntas aqui, no nosso instagram (@welovemake) ou enviem por e-mail 🙂 Em breve terá outro post bem especial por aqui.

E se você é de João Pessoa e quer a indicação de alguém de confiança, Marcela atende na Modellati, nos Bancários. Seguem os contatos:

Serviço:

Modellati
Marcela Mendonça – fisioterapeuta dermato funcional
CREFITO 58544-F
instagram: modellati_bancarios
facebook: Modellati-Bancarios
fone: (83) 3045-8057 / 98720-8540

Beijos!

Fotos: FreeImages e Groupon

Se você gostou do post, compartilhe em suas redes sociais:

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Mês de aniversário na Modellati Bancários | We Love Make

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


UA-36669984-1