Ponto turístico inusitado: Catacumbas de Paris

assinatura_thais

Essa semana vi uma notícia de que o Airbnb está oferecendo hospedagem gratuita para as Catacumbas de Paris. Achei realmente um concurso totalmente inusitado, já que só visitar as Catacumbas já é uma experiência totalmente estranha, imaginem só se hospedar por lá. hahahaha Tive a oportunidade de visitar as Catacumbas de Paris no final do ano passado, quando estava visitando a cidade. Apesar de que quase ninguém fala sobre o local quando vai à Paris, eu acho que é uma visita que vale muito a pena. É uma experiência sem igual MESMO.

catacumba03

Alguns acham que o local é parecido com um cemitério, com tumbas e tudo mais, mas não é bem isso. As Catacumbas de Paris constituem-se em um ossuário subterrâneo localizado na capital da França. Isso mesmo, os ossos ficam lá expostos, um em cima do outro, formando longas paredes de ossos, tudo isso embaixo da “terra”.

catacumba02

As catacumbas foram organizadas em alguns setores do complexo sistema de túneis e cavernas existentes no subsolo de Paris, resultantes de séculos de exploração de pedreiras, desde o período de ocupação romana na cidade. Este sistema de túneis é oficialmente designado “Les Carrières de Paris” (As pedreiras de Paris ou Subterrâneos de Paris) e, embora o ossuário ocupe apenas uma parte dos túneis, todo o sistema é comumente conhecido como “As Catacumbas de Paris” e chega a 400 km de extensão. A organização do Ossuário iniciou-se em 1785, e, pelo que disseram lá, começou porque o cemitério da cidade estava com lotação máxima e eles precisavam colocar os ossos em algum lugar.

catacumba01

Para quem tem curiosidade em visitar (e eu realmente recomendo a visita), alguns alertas precisam ser ditos. Como falei, o local é subterrâneo, então nem todo mundo pode se sentir bem lá embaixo. Para chegar até os ossos, a gente passa por um longo túnel, totalmente fechado. Não cheguei a sentir tontura nem falta de ar, é tudo bem estruturado, mas pra quem tem problema com locais fechados, é melhor saber bem onde está “se metendo”.

O local não tem banheiro e não é acessível para pessoas com mobilidade reduzida, já que é necessário descer uma escada e depois subir outra escada, alta e bem estreita. Segundo o site do local, lá também não é indicado para pessoas que tenham problemas respiratórios ou cardíacos. Eu tenho alergias e já passei por crises de asmas anos atrás, mas não tive nenhum problema lá embaixo. Já meu pai, que tem quase 70 anos, sentiu dificuldade em subir as escadas no final do percurso. A escada é realmente bem estreita e são mais de 80 degraus. Ele se sentiu cansado e em um determinado momento precisou parar para descasar e depois continuar a subida. Então é bom ficar de olho nesse detalhe. Uma boa dica é ir contando os degraus a medida que for subindo, assim, se o cansaço for batendo, você tem ideia de quantos degraus ainda faltam pra completar a subida. Como a escada é em formato caracol, não dá pra ver exatamente quando ela está acabando, então contar ajuda a perceber que está perto da chegada. 🙂

Para quem quiser ver em vídeo como foi a minha visita, basta assistir a esse vlog: (se você quiser só ver as Catacumbas, é só pular o vídeo para 4:12)

Pelo site, dá pra saber horários e valores dos ingressos. O endereço de lá é: 1 avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy – 75014 Paris.

Então você já sabe. Se um dia você for a Paris, não deixe de visitar as Catacumbas e se surpreender com essa experiência. Ah, e não deixe de voltar aqui pra contar o que achou. 🙂

Beijos!

Se você gostou do post, compartilhe em suas redes sociais:

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


UA-36669984-1